Mapeamento de vulcões no Equador
Um mapeamento de comunidades, áreas de risco e rotas de evacuação em áreas vulcânicas.
O Equador é um país com mais de quarenta vulcões em seu território, vários deles ativos e muitos com cidades e comunidades ao seu redor.
É necessário, portanto, fortalecer as políticas e estratégias de Gestão de Riscos, ampliando os limitados dados geoespaciais disponíveis.
O projeto Mapeo colaborativo de comunidades aledañas a volcanes en el Ecuador (em português: Mapeamento colaborativo de comunidades ao redor de vulcões no Equador) surgiu por iniciativa da AEON Art Gallery, da Fundación Openlab Ecuador e do Hub de Mapeamaento Aberto para a América Latina da Humanitarian OpenStreetMap Team (HOT), aos quais se juntou o GeoMap ESPE, destacando que os resultados fazem parte da exposição de arte-ciência “Tierra Pura”, que acontecerá no encontro internacional de geofísica “Latin American and Caribbean Sismological Commission IV Assembly (LACSC) 2022” a ser realizado na cidade de Quito.
O processo de mapeamento foi pensado para ser uma cocriação e experiência didática, reunindo estudantes universitários, mapeadores especialistas e profissionais multidisciplinares para colaborar na melhoria de um mapa de uso público baseado no OpenStreetMap que será um insumo para a gestão de riscos.
Segue abaixo um resumo das atividades programadas:
Notathon Cayambe
As notas são anotações que os mapeadores deixam no mapa quando têm dúvidas sobre alguma característica, geralmente acompanhadas de uma foto para que o revisor possa ter mais elementos de avaliação.
Uma notathon é feita para resolver essas notas e, por acaso, deixar o mapa mais atualizado. Neste caso contamos com a colaboração de Maptime Bogotá que organizou o Notathon Cayambe para o último dia 6 de agosto, resolvendo um total de 64 notas.
Mapathon prévio
Este mapathon em modo remoto tem como objetivo facilitar o trabalho de campo que será realizado posteriormente, delineando e aprimorando aspectos básicos do mapa.
A atividade já está aberta e disponível para mapeadores de todo o mundo. Os interessados podem se inscrever no projeto aqui.
Saída do Campo de Cayambe
Decidiu-se realizar uma viagem de mapeamento de campo nas proximidades do vulcão Cayambe devido a sua proximidade com a cidade de Quito e as características favoráveis de nossa atividade pelas comunidades vizinhas.
Este passeio a ser realizado em 9 de setembro inclui várias subatividades:
-
Mapeamento cartográfico de pelo menos três comunidades do entorno do vulcão Cayambe, com a participação de cerca de 25 mapeadores da comunidade Youthmappers e outros da cidade de Quito.
-
Tomada de fotos com um drone, com a participação de alunos do Instituto Simon Rodriguez de pilotagem de drones. Estas fotos servirão para novas ortofotos.
-
Trabalho com mulheres na área sob a liderança de #EverywhereSheMaps. Serão mapeados locais de interesse para elas: locais produtivos, culturais, turísticos, etc.
Mapathon Vulcões do Equador
Esta sessão de mapathon presencial a ser realizada em 10 de setembro tem dois objetivos principais:
-
Entrada dos dados coletados na viagem de campo a Cayambe.
-
Mapeamento remoto de locais adjacentes a outros vulcões no Equador.
Para isso, serão convocados cerca de 30 estudantes universitários interessados em mapeamento colaborativo e outros mapeadores com mais experiência.
Palestrantes internacionais também serão convidados para apresentar ferramentas de mapeamento, e falar sobre gestão de risco em relação a vulcões e a importância da experiência de mapeamento sobre o assunto.
No final do processo, os resultados serão expostos numa sala de exposição, onde serão apresentadas as intervenções no mapa do OpenStreetMap, juntamente com fotografias das equipes durante as várias atividades e textos explicando o objetivo da sua intervenção no mapa em conjunto com a comunidade local. Terminada a exposição, todos os seus materiais serão doados ao município de Cayambe para sua exposição nos centros culturais da região.
Obrigado
Esta série de atividades conta com o apoio inestimável de: Instituto Geofísico del Ecuador, Escuela Politécnica Nacional, GADIP Cayambe, GeoMap ESPE, Youthmappers, Everywhere she Maps, Mapillary, Instituto Latinoamericano Simón Rodriguez.
Créditos
Por ordem de aparecimento:
-
Foto Volcan Cayambe: David Ceballos en Flickr. Licencia Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)
-
Foto Laptop: Medialab Katowice en Flickr. Licencia Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)
-
Foto Volcán Cayambe: Slack12 en Flickr. Licencia Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)
-
Foto Alpaca: Matthew Smith en Flickr. Licencia Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)
-
Foto Cumbre del Cayambe: David Ceballos en Flickr. Licencia Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)