Close
    Search for HOT projects, news, people and jobs.

A fábrica de projetos

HOT Project

Peru

ACTIVE

Há muitos projetos que nunca avançam por falta de apoio. Quais podem ser suportados e como?

A Fábrica de Projetos é um espaço virtual e método de interação onde vários atores e públicos com um problema territorial a resolver, poderão formar e amadurecer uma ideia, ter a oportunidade de conectá-la com interesses semelhantes e com recursos -materiais e imateriais- de outros grupos, quando apropriado, e treinamento no uso de mapeamento e dados geoespaciais para ajudar a desenvolver uma solução para o seu problema. Este “espaço” de formação e acompanhamento permitirá aos participantes construir o seu projeto sob a orientação da fábrica.

O espaço também é concebido como um laboratório de experimentação na construção de abordagens metodológicas didáticas gerais, permitindo que os participantes testem e adaptem continuamente, e também contribuam com o método, tanto na concepção de seu projeto quanto na concepção de modelos de consolidação, sustentabilidade e acompanhamento, que serão replicados no campo.

LAC_fabrica_2.jpeg

Dê uma olhada em nossos projetos atuais

Uso de OSM em aulas de TIC em escolas secundárias

Cusco, Perú

Os professores locais lutam para atender às expectativas dos alunos de que as TIC sejam úteis e produtivas. Este projeto pretende ultrapassar dificuldades de desmotivação, horas improdutivas de TIC nas escolas e melhorar a relevância e participação promovendo OSM e ferramentas que permitem a produção de mapas sobre temas de interesse dos jovens.

As autoridades escolares das 3 escolas diferentes estão envolvidas neste processo há vários meses e representam uma ampla gama de alunos (GAL School é uma escola privada, Sagrado Corazón é uma escola católica nacional na cidade de Cusco, e Señor de Huanca é uma escola nacional rural).

Os professores aprenderão habilidades para ensinar ferramentas OSM e TIC modernas e produtivas que sejam relevantes e interessantes para esses grupos de crianças em idade escolar. Como produto haverá os Guias para alunos e professores sobre como inserir OSM e aplicativos de mapeamento aberto no currículo e nas aulas de TIC.

LAC_fabrica_3.jpeg

Mapeamento de instalações de água para consumo humano

San Salvador, Calca, Cusco, Perú

A água potável é um bem escasso nas comunidades andinas. Este mapeamento - originalmente promovido pelo Ministério da Saúde - é uma solução para as dificuldades que as autoridades locais têm com a qualidade dos dados sobre a água, seu monitoramento, a morosidade e ineficiência do processo e da informação, que está disponível apenas para alguns pessoas em planilhas do excel. O objetivo é superar essas dificuldades e aprimorar aspectos relacionados aos dados de água para consumo humano.

Este piloto serve como a primeira experiência no uso de mapeamento aberto para ajudar no monitoramento de projetos sociais realizados por autoridades locais, regionais e nacionais com problemas semelhantes.

Um produto do projeto será um kit de dados aberto offline ou SIG, fornecendo mapeamento geográfico, armazenamento de dados, verificação por GPS e a capacidade de editar/revisar os dados e transferi-los para planilhas.

LAC_fabrica_4.jpeg

Mapas falantes

Cusco, Perú

Os Mapas Falantes atuais usados ​​em comunidades rurais no Peru são estimativas geográficas e, portanto, carecem de precisão. Digitalizá-los, atualizar as informações que contêm e usar textos que fornecem informações específicas para cada comunidade tornariam o mapa vivo, dinâmico e compartilhável.

As autoridades regionais do Ministério da Saúde estão envolvidas neste processo há mais de dois anos e estamos ansiosos para trabalhar juntos para dimensionar o uso do OSM em mapas falantes e fornecer um salto de qualidade para o século XXI.

A Fábrica de Ideias quer usar essa experiência no uso de mapeamento aberto para melhorar a qualidade e ampliar a gama de mapas falantes. O trabalho colaborativo com comunidades rurais com apoio técnico da HOT expandirá o uso de mapas falantes.

LAC_fabrica_5.jpeg

Mapa de artesãos

Patabamba, Cusco, Peru

O artesanato de Cusco tem séculos de tradição e presença na cultura peruana, com raízes que vêm tanto dos incas quanto dos espanhóis, e se manifesta em várias artes, como cerâmica, têxteis e outras.

A comunidade original de Patabamba, no distrito de Coya, província de Calca, tem uma longa tradição de artesãos, dedicados principalmente aos têxteis. Graças à iniciativa do artesão Benicio Champi, um nativo da região, foram realizadas sessões de mapeamento que culminaram neste Mapa de Artesãos de Patabamba.

Esse mapa, produzido pelo grupo, é um exemplo de como o mapeamento aberto pode ajudar a divulgar o trabalho que eles fazem. Ele também serve como uma experiência para outras associações de artesãos e nos faz pensar no mapeamento aberto como uma ferramenta muito útil para o turismo de experiência, promovendo suas diferentes atividades agrícolas, culturais, comunitárias etc. e contribuindo para a melhoria da economia familiar.

LAC_fabrica_6.jpeg

Quer que apoiemos o seu projeto? Contate-Nos! Escreva para hublatam@hotosm.org com o assunto: Fábrica de Proyectos

LAC_fabrica_7.jpeg